Dicas dos especialistas

 

 

Dormência e formigamento nas mãos podem ser sinais da Síndrome do Túnel do Carpo

  • Doença é a neuropatia compressiva mais comum em membros superiores, com maior incidência em mulheres.

Formigamento, dormência, dor na palma das mãos e, principalmente, entre os três primeiros dedos, que são o médio, o indicador e o polegar. Essas sensações costumam piorar à noite e ao segurar objetos, dirigir e atender ao telefone, por exemplo. Esses sintomas podem significar um problema muito comum e mais frequente em mulheres: a Síndrome do Túnel do Carpo (STC).

Dr. Yuri da Cunha Nakamichi, médico ortopedista especialista em mãos do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), explica o que causa o problema. “O nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos passam por um túnel ósseo localizado no punho, chamado de Túnel do Carpo. A compressão e o estreitamento desse canal provocam a STC, causando, assim, os sintomas característicos”, esclarece o especialista.

A doença ocorre por diversos fatores, dentre eles o diabetes, disfunções metabólicas, artrite reumatoide, tumores, retenção de líquidos, obesidade, traumas, como quedas e fraturas e, também, em razão de Lesão do Esforço Repetitivo (LER), que é causada pelo desempenho de atividade repetitiva contínua, como tocar instrumentos musicais e digitar.

A síndrome se manifesta em ambos os sexos, mas é predominante em mulheres. “É uma doença que acomete, principalmente, mulheres no período perimenopausa, que é o que antecede à menopausa, por estar associado a alterações hormonais que fazem a mulher reter mais líquido e também a alguns outros fatores, como a hipertrofia muscular da mão, este especialmente nos homens”, explica o ortopedista do Centro Médico São José.

O diagnóstico é clínico, por meio da checagem do histórico do paciente e de exame físico, podendo ser feita uma eletroneuromiografia (ENMG), que avalia o grau de compressão do nervo. “Assim que temos a confirmação do grau de compressão do nervo, partimos para o tratamento, que varia de acordo com o nível dos sintomas apresentados e do resultado do exame, podendo incluir, desde o uso de medicamentos, fisioterapia e órteses até o tratamento cirúrgico, para os casos mais graves”, diz Dr. Yuri Nakamichi.

A prevenção à STC é alcançada ao se evitar movimentos repetitivos, manter os pulsos sempre em posição confortável, privilegiando a ergonomia e os exames de saúde sempre em dia. Caso seja observado algum desconforto na região, é recomendado procurar a ajuda médica de um ortopedista.

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

FINAL DO ANO: especialistas dão dicas de como aproveitar as festas sem prejudicar a saúde

  • Médicos do Centro Médico São José de Cerquilho (SP) falam sobre uso do calçado ideal, exageros alimentares, estresse de final de ano, cuidados com a pele e com as crianças neste período festivo.

As tão esperadas festas de final de ano chegaram. Muitas comemorações, confraternizações, viagens, fartura de comidas e bebidas. Mas nem tudo é alegria... O exagero e a falta de informação e de cuidado podem atrapalhar esse período festivo.

Além da época de celebrações, o verão também chegou! Uma combinação muito esperada por muitos, entretanto, os exageros podem prejudicar a saúde e ninguém quer perder estes dias por conta de um mal-estar ou desconforto, não é mesmo? Pensando nisso, o time de especialistas do Centro Médico São José (CMSJ) de Cerquilho (SP) separou dicas valiosas, que podem ajudar muito nesta época do ano.

Cuidado com os calçados

Seja na praia, na chácara ou, até mesmo, em casa, ninguém espera começar o Ano Novo com dor nos joelhos ou nos pés. Para não sofrer desconforto por lesionar-se utilizando um calçado inadequado, Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista e responsável técnico do CMSJ, orienta sobre o sapato ideal para cada tipo de ocasião. “A mulher tem tendência a usar salto alto, principalmente, nas festas de final de ano. Entretanto, utilizar esse tipo de calçado sem ter costume, sem o condicionamento físico ideal e combinando isso tudo com as festas e os brindes, o número de lesões aumenta muito. É possível escolher um sapato adequado, sem deixar de lado a elegância. A recomendação é o uso de sapatos com saltos mais baixos e estáveis. Já, para aqueles que vão festejar na praia, o ideal são as sandálias sem salto e os chinelos”, recomenda o especialista.

Alimente-se bem

Com toda as comidas deliciosas disponíveis, é difícil ter controle e não comer demais. Entretanto, os exageros podem causar desconfortos e estragar as comemorações. “O cuidado com a alimentação é muito importante o ano todo, mas, nesta época, deve ser redobrado. É importante que não pule nenhuma refeição e continue ingerindo pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, mantendo um equilíbrio, inclusive, durante as ceias. Além disso, principalmente quem vai viajar, deve estar atento com o armazenamento dos alimentos. O risco de intoxicação alimentar é grande nesta época, ainda mais em praias, por isto é ideal evitar maionese e frituras e priorizar as frutas”, recomenda Dr. Ernesto Carlos Silva, médico gastroenterologista do CMSJ.

Use filtro solar

Os cuidados com a pele não podem tirar férias! Com o início da época mais quente do ano, o verão e sua combinação com as festas, é muito importante o uso constante do filtro solar. “Esta estação é quando temos as temperaturas mais elevadas e, também, a época em que as pessoas deixam seus corpos mais expostos, devido à ida a praias e piscinas. Assim, é muito importante se lembrar do uso do protetor solar regularmente. O esquecimento pode ocasionar queimaduras e manchas na pele, sem falar nos riscos de câncer de pele”, alerta Dra. Bruna Barros, médica dermatologista do CMSJ

Não deixe as crianças sozinhas

Crianças são muito curiosas, estão na fase de aprendizagem em que tudo é novo e possível. Mas, o risco é que elas não têm noção do perigo. O pediatra do CMSJ, Dr. Luís Fernando Rubinato, fala sobre os cuidados indispensáveis com os pequenos em mares e piscinas. “É necessário sempre estar atento, mesmo que a criança saiba nadar. Existem vários fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é água. Nunca se deve deixar as crianças sozinhas! Em piscinas, antes de deixar a criança entrar, deve ser certificada a segurança dos ralos, que devem estar protegidos. Já, no mar, rio, represa ou lago deve-se ficar atento quanto ao nível da água e a força da maré”, comenta o especialista.

Cuide também da saúde mental

O final do ano traz muitas comemorações, alegria e união. Mas, também, pode ser tempo de tristeza e frustação para muita gente que perdeu pessoas próximas, está distante ou passa por dificuldades. “Algumas pessoas associam esse período festivo com perdas de entes queridos, o que pode gerar tristeza e angustia. Tem também a frustração de não cumprir as metas que colocou no início do ano. É importante lembrar que as metas são importantes, mas devemos colocar apenas o que somos capazes de cumprir, não algo impossível. E também ter em mente que está tudo bem em não conseguir fazer tudo. Imprevistos acontecem e temos que lidar com diversos problemas ao longo do ano. O que se deve fazer é seguir em frente e não se cobrar tanto, para não se frustrar. Ademais, é só manter a calma e aproveitar esses momentos com quem te faz bem”, diz Dra. Ana Paula Ribeiro, médica psiquiatra do CMSJ.

Seguindo essas dicas, o risco de sofrer com um imprevisto é bem menor e, depois que tudo passar, só sobrarão boas lembranças de mais um ano que passou! O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

NOSSAS UNIDADES  

Cerquilho
Av. Presidente Washington Luiz nº 392 
Centro
phone icon1 (15)3288-4848

 

Tietê
Rua Dos Expedicionários nº 314
Centro
phone icon1 (15)3285-4848

 

Boituva
Rua José Scomparim nº 230
Jardim Hermínia
phone icon1 (15)3263-8282