Atendimento na unidade de Cerquilho do Centro Médico São José. Tel e WhatsApp: (15) 3288 4848.
Pele ressecada, rugas, acne, descamação. Problemas de saúde relacionados à pele são muito comuns e atingem grande parte da população. Muitas vezes, ir ao médico dermatologista é necessário, a fim de avaliar e diagnosticar o problema e entender se é alguma coisa que exija intervenções com medicamentos e tratamentos especiais ou se é algo mais simples, que pode ser minimizado apenas com a adoção de alguns cuidados e maior atenção com a pele.
Pensando nesses casos mais simples, preparamos algumas dicas fáceis de serem seguidas pela maioria das pessoas para cuidar melhor da saúde da pele, este que é considerado o maior órgão do corpo. Confira:
Protetor solar: Protetor é fundamental para sair ao sol, mesmo em dias nublados. A radiação solar queima e provoca o envelhecimento precoce da pele, além do surgimento de manchas e até mesmo câncer de pele, por isso, cuide-se com o uso de protetores solares indicados por dermatologista; Acessórios: chapéus, óculos de sol e camisetas de manga comprida com proteção UV são excelentes para uso em atividades esportivas e de lazer, afinal, proporcionam uma cobertura extra para a pele, que combinado com o uso do protetor solar, dificilmente irá lhe causar queimaduras pelo sol. Evite “cutucar” cravos e espinhas: é tentador se livrar daquele incômodo, mas ao espremer os cravos e espinhas você pode provocar ferimentos e infecções de pele, que possivelmente irão deixar manchas ao cicatrizar, por isso, evite. Caso tenha muitas espinhas e cravos, consulte um dermatologista para iniciar o tratamento correto. Cuidado com o açúcar! Alguns estudos demonstram que o consumo excessivo de açúcar proporciona um processo chamado de glicação, que é uma reação da glicose que pode danificar proteínas, como o colágeno, contribuindo para o envelhecimento da pele. Além disso pode incentivar o surgimento de acne. Evite banhos quentes demais, pois ressecam a pele, podem causar coceira e irritações. Também é bom ter atenção com os sabonetes que utiliza, buscando sempre aqueles mais adequados ao seu tipo de pele. Consulte regularmente o seu médico dermatologista de confiança! Qualquer alteração de pele quando identificada logo no início pode ser efetivamente tratada, seja algo simples ou problemas mais sérios, como o câncer de pele. Viu só como não é difícil cuidar bem da pele? Apenas com maior atenção aos hábitos do dia a dia é possível evitar uma série de situações que podem prejudicar sua pele.