Psicóloga do Centro Médico São José de Cerquilho dá cinco dicas para se livrar do problema
Por: Débora Consorti Bete – psicóloga CRP 06/93728
Hoje conheceremos cinco dicas para se livrar do estresse, um companheiro cada vez mais presente na vida das pessoas e que se tornou uma verdadeira epidemia nos últimos anos. As causas são diversas, mas na maioria das vezes o estresse surge devido aos hábitos de vida da sociedade atual, que, cada vez mais, ocupa o tempo com atividades como: trabalho, tarefas e responsabilidades do dia a dia, sobrecarregando o corpo e a mente.
Isto faz com que o cérebro entenda que estamos o tempo todo em situação de perigo, pois se não der conta de tudo, algo ruim pode acontecer. Este estado de alerta é provocado quando o cérebro libera substâncias como o cortisol, importantes para o bom funcionamento do corpo, mas que em excesso, leva ao surgimento do estresse.
Mas, se o estilo de vida contribui para surgir o estresse, como se livrar dele de uma vez por todas? A resposta não é uma fórmula mágica, mas seguindo algumas dicas é possível minimizar seus efeitos em nossas vidas. Confira:
1) Praticar exercícios físicos: parece clichê, mas ajuda muito mesmo. Tirar nem que seja 30 minutos do seu dia para fazer alguma atividade física como: passar com o animal de estimação, brincar com os filhos, caminhar, nadar. (limpar a casa não vale, pois, embora seja um exercício, para muitas pessoas, não é prazeroso e pode provocar efeito contrário).
2) Dormir adequadamente: dormir bem pode ficar mais fácil após o exercício físico da primeira dica, que ajudou a liberar as endorfinas, os hormônios do prazer e bem-estar. Mas atenção: dormir bem não é dormir muito. O ideal são 8 horas por dia. Além disso, evite ao máximo usar o celular na cama, logo após se deitar. As informações e a luz dos aparelhos eletrônicos ativam o cérebro, dificultando na etapa do relaxamento, primordial para uma boa noite de sono.
3) Alimentação adequada: até aqui as dicas parecem um pouco genéricas, afinal, para quase tudo na vida falamos que o problema melhora com sono, exercício e alimentação. Mas acredite, é a mais pura verdade! Como você quer dormir bem após uma pizza gigante e um café às 22h? Ou então, ter um organismo saudável ao comer “uma tonelada” de doces logo pela manhã? Bons hábitos alimentares levam em conta a sua saúde e hábitos do dia a dia. A alimentação adequada de um operário da construção civil é bem diferente daquela indicada para um motorista de ônibus, por exemplo, por isso, nessa hora vale a ajuda de uma nutricionista de confiança.
4) Livre-se de vícios: vícios em café, drogas, álcool e cigarros, são uma bomba relógio. Sabemos que não é fácil se livrar dessas substâncias que causam não só o estresse, como muitos outros prejuízos muito sérios à saúde, mas, o quanto antes buscar ajuda, melhor será para vencer os vícios.
5) Busque ajuda profissional: dicas e conselhos são fáceis de serem ditos, mas nem sempre fáceis de serem aplicados. Às vezes há outras situações relacionadas ao estresse, como: disfunções hormonais, problemas familiares e no trabalho e demais que não se resolvem apenas seguindo as etapas acima, por isso a importância de consultar médicos, psicólogos e equipes de saúde mental. Ao fazer isso, você dará um importante passo para entender e combater não só o estresse, como todas as outras complicações que os problemas emocionais podem implicar em sua vida.
Este website utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.