A ressonância magnética é um exame moderno, seguro e muito utilizado no diagnóstico de diversas doenças. No entanto, ainda existem muitas dúvidas — e boatos — que acabam gerando medo em alguns pacientes.
Pensando nisso, nós do Centro Médico São José preparamos este conteúdo para esclarecer o que é verdade e o que é mentira sobre o exame de ressonância magnética. Confira!
1) A ressonância magnética dói: Mentira!
O exame é totalmente indolor. O paciente apenas precisa ficar deitado e imóvel por alguns minutos, enquanto o equipamento capta as imagens do corpo.
2) O exame é seguro e não usa radiação: Verdade!
Diferente do raio-X e da tomografia (que utiliza radiação ionizante controlada em níveis seguros), a ressonância não emite nenhum tipo de radiação ionizante. Ela utiliza campos magnéticos, sendo considerada muito segura — inclusive para crianças.
3) Quem tem claustrofobia não pode fazer ressonância: Mentira!
Pacientes com claustrofobia podem fazer o exame, sim. Nesses casos, é possível utilizar sedação leve ou aparelhos com abertura maior (como a ressonância de campo aberto, que o Centro Médico São José tem na unidade de Tietê), que pode ser utilizada dependendo do tipo de exame e recomendação médica.
4) Não posso me mexer durante o exame: Verdade!
Para garantir imagens nítidas e confiáveis, é importante permanecer imóvel. Mas não se preocupe: você poderá respirar normalmente, e a equipe orientará tudo com calma.
5) Todas as pessoas podem fazer ressonância: Mentira!
Apesar de ser muito segura, a ressonância magnética interfere em metais e próteses, por isso tem algumas contraindicações, como em pacientes com marca-passo ou certos tipos de próteses metálicas, como as de joelho. Por isso, sempre é feita uma avaliação antes do agendamento.
6) O barulho da máquina é insuportável. Mentira!
O aparelho realmente faz barulhos altos durante o exame, pois é uma característica da ressonância, mas você usará protetores auriculares ou fones de ouvido para reduzir o incômodo. Além disso, utilizamos música ambiente para você ouvir durante o exame.
7) Pessoas com tatuagem ou cílios postiços não podem fazer ressonância: verdade!
Aqui no Centro Médico São José, a segurança do paciente vem em primeiríssimo lugar, então somos rigorosos com questões como por exemplo: tatuagens recentes e alguns tipos de cílios postiços, pois o pigmento desses pode conter micropartículas de metais ferrosos, o que pode interagir com o campo magnético da ressonância e provocar efeitos como uma queimadura, então nossa equipe é orientada e não realizar o exame nesses casos, para a sua segurança.
8) O Centro Médico São José é um dos mais completos do Brasil em Ressonância Magnética: verdade!
Nós possuímos 6 equipamentos de ressonância magnética, sendo 5 de campo fechado e 1 de campo aberto. Nossa parceria com a GE HealthCare permitiu que disponibilizássemos a você umas das mais recentes e avançadas tecnologias do mundo, inclusive com equipamentos que utilizam inteligência artificial, o que deixa o exame ainda mais rápido e preciso, melhorando seu conforto, proporcionando menor tempo de exame e maior precisão diagnóstica aos médicos que têm à disposição imagens de altíssima qualidade ao ter em mãos exames feitos conosco.
Aqui você encontra ressonância magnética de campo fechado nas unidades de Boituva, Cerquilho, Tatuí, Itapetininga e Hospital Evangélico de Sorocaba e de campo aberto na unidade Tietê.
Este website utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Unidade Cerquilho: a partir de 06/01/2025
Unidade Itapetininga: a partir de 10/01/2025
Unidade Tatuí: a partir de 14/01/2025
Unidade Tietê: a partir de 15/01/2025
Unidade Boituva: a partir de 01/02/2025